ATENÇÃO

Algumas atividades postadas neste Blog não são de minha autoria, tendo sido retiradas de várias fontes, tanto na Internet, quanto de livros. Caso encontrem aqui alguma atividade de sua autoria, ficarei imensamente feliz em dar os devidos créditos. Basta me enviarem comentários. Abraços!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Uma ótima leitura - Os alunos vão adorar.

O OVO, A GALINHA, A FILOSOFIA E A ORIGEM DO UNIVERSO
“João Henrique Lacerda Ferreira www.jhlf.net”.
O QUE VEIO PRIMEIRO: O OVO OU A GALINHA?
Essa era uma pergunta que minha avó sempre fazia quando eu era criança. Ficávamos horas falando, já que, não importava a resposta, sempre se podia dizer ao contrário; e o mais importante não era responder, mas passar as horas de quem não tinha televisão para assistir à noite e ainda não tinha sono para dormir...
Não sei se foram essas horas infindáveis de "diversão" com a minha avó, ou não, mas o fato é que, talvez, essa brincadeira tenha desenvolvido em mim um espírito de filósofo...
Durante anos, essa charada povoava a minha cabeça, e, de vez enquanto, ainda que parecesse improvável chegar a uma resposta, dedicava um tempo tentando chegar a uma conclusão. Talvez tenha sido isso que tenha desenvolvido em mim o gosto de tentar resolver os problemas ditos insolúveis, principalmente os matemáticos.
Quando minha filha nasceu, eu brincava com ela da mesma maneira, até que um dia, em nossas brincadeiras, a chave me veio à mente: QUEM VEIO PRIMEIRO FOI O OVO eu falei um dia, derrepente, para minha filha. Ela me olhou estranhamente, ficando parada, e, então, alguns segundos depois falou: REALMENTE, PAI, VC TEM RAZÃO. ALGUNS ANIMAIS MARINHOS POEM OVOS E VIERAM ANTES DAS AVES NA EVOLUÇÃO; ENTÃO JÁ EXISTIA UM OVO ANTES DO NASCIMENTO DA PRIMEIRA GALINHA. Assim, estava resolvido o mistério......
Então perguntei pra ela: MINHA FILHA, E SE A PERGUNTA FOSSE: QUEM VEIO PRIMEIRO, O OVO DE GALINHA OU A GALINHA. Ela então respondeu: PAI, ESSA É MOLE: O OVO É DE GALINHA, ENTÃO PRECISA DE UMA GALINHA PRA BOTAR. SE A PERGUNTA FOSSE QUEM VEIO PRIMEIRO: O OVO DE GALINHA OU A GALINHA, A RESPOSTA É ÓBVIA: A GALINHA, POIS SÓ GALINHA POEM OVO DE GALINHA.
Então me perguntarão: O que tem essa história com FILOSOFIA e com a ORIGEM DO UNIVERSO. Bem, com filosofia tem tudo. A filosofia, principalmente a LÓGICA, utiliza ACERTIVAS, ou seja: VERDADES CONHECIDAS, que conjugadas com o raciocínio lógico nos levam a CONHECER outra VERDADE, que era desconhecida anteriormente.
Para responder a pergunta QUEM VEIO PRIMEIRO: O OVO OU A GALINHA, eu e minha filha partimos de ACERTIVAS:
  1. Existem outros animais além da galinha, que é uma ave, que botam ovos.
  2. Além das aves, os répteis e alguns animais que vivem no mar também colocam ovo.
  3. A vida começou na água.
  4. A galinha vive na terra, por isso é mais nova, em termos de evolução, do que os animais marinhos, que vivem na água. Mediante a todos esses conhecimentos, chega-se a conclusão que o OVO APARECEU PRIMEIRO NA FACE DA TERRA DO QUE A GALINHA, pois animais que apareceram antes da galinha, em termos evolutivos, botavam ovo. Então a resposta da pergunta é: O OVO VEIO PRIMEIRO DO QUE A GALINHA. Algum animal, que não era galinha, colocou um ovo, de onde, por mutação, saiu o que se tornaria, no futuro, a primeira galinha. Esse conhecimento, não existente, se cria a partir de conhecimentos existentes e raciocínio lógico. Isso é FILOSOFIA; mais especificamente a LÓGICA.

E isso tudo, o que tem haver com a ORIGEM DO UNIVERSO? Bem, isso é mais complicado; pois se o conhecimento do OVO e da GALINHA veio da DEDUÇÃO; o da origem do Universo se dá por INDUÇÃO. Dedução é o conhecimento que se chega através da lógica, de um conhecimento geral para um específico. A INDUÇÃO é um conhecimento que, por INFERÊNCIA, se faz de um conhecimento específico para um geral. Por exemplo:

  1. JOÃO PRECISA BEBER ÁGUA TODO O DIA PARA SER SAUDÁVEL.
  2. JOÃO É UM SER HUMANO.
  3. LOGO, POR INDUÇÃO, CONCLUO QUE TODO O SER HUMANO PRECISA BEBER ÁGUA TODOS OS DIAS PARA SER SAUDÁVEL.
Note que, de João, que é humano e particular, sai uma regra que se presume geral para todos os seres humanos.
A questão do OVO e da GALINHA é uma questão típica de um SISTEMA FECHADO, onde o OVO gera a GALINHA, que gera o OVO, e aparentemente não se chega à conclusão de QUEM ORIGINOU QUEM. A chave para descobrir quem gerou quem vem de fora; isso é de alguma coisa que NÃO É OVO e que NÃO É OVO DE GALINHA.
O Universo também é um SISTEMA FECHADO. A grande dificuldade para se chegar a uma ORIGEM do UNIVERSO, é que em um mundo de CAUSA e EFEITO, onde, para cada coisa existente se tem uma causa, é IMPOSSÍVEL chegarmos a uma ORIGEM, pois para cada ORIGEM encontrada (causa) é necessário um EFEITO. Para se solucionar o problema, seria necessário se ter um EFEITO sem CAUSA, ou uma CAUSA que fosse CAUSA DELA MESMO, o que, em nosso mundo é uma impossibilidade física. Seria como dizer que o seu pai gerou a ele mesmo e daí explicar o seu nascimento, o dos seus filhos e das gerações posteriores.
Para a solução do OVO e da GALINHA foi necessário um fato gerador externo ao ciclo OVO de galinha e a GALINHA. Dessa feita, para solução da ORIGEM DE UM UNIVERSO QUE PRECISA DE UMA CAUSA PARA TODO EFEITO, faz-se necessário colocar a CAUSA GERADORA FORA DELE. Por essa lógica, a CAUSA GERADORA DO UNIVERSO FÍSICO ESTÁ FORA DESSE UNIVERSO, ESTÁ NO UNIVERSO METAFÍSICO (Metafísico é ALÉM DA FÍSICA); e se quisermos sair do sistema CAUSA E EFEITO, devemos acrescentar que, nesse UNIVERSO METAFÍSICO, a LEI de que TODO O EFEITO TEM UMA CAUSA, e de que NADA PODE SER CAUSA DE SÍ MESMO, não se aplica. Ou seja: No UNIVERSO METAFÍSICO, onde se encontra a CAUSA GERADORA DO UNIVERSO FÍSICO, algo pode SER CAUSA DE SÍ MESMO.
Assim, a criação do Universo Físico se explica pela existência de um Ser METAFÍSICO que damos o nome, por não ter outro melhor, de Deus.

Nenhum comentário: