ATENÇÃO

Algumas atividades postadas neste Blog não são de minha autoria, tendo sido retiradas de várias fontes, tanto na Internet, quanto de livros. Caso encontrem aqui alguma atividade de sua autoria, ficarei imensamente feliz em dar os devidos créditos. Basta me enviarem comentários. Abraços!

domingo, 23 de maio de 2010

Cassilândia: UM TESOURO A DESCOBRIR






 
Projeto interdisciplinar: História e Geografia
 




Cassilândia: UM TESOURO A DESCOBRIR
Lidiane Aparecida Ferreira Mariano (Professora Especialista em Alfabetização)


 
Alunos atendidos: Alunos do 4º ano “A” do Ensino Fundamental - matutino
Duração: 2 meses

    


Escola Estadual Rui Barbosa
Ano: 2010


Cassilândia: UM TESOURO A DESCOBRIR

INTRODUÇÃO
Quem não tem história não tem lastro, não cria nem tampouco acumula conhecimentos.
Fazer história é o que nos diferencia de todos os outros seres deste planeta, porque nos transforma em agentes que têm, na memória e na identidade com os demais, tudo aquilo que possibilita o diálogo e a comunicação.
Cidade também se faz com história e com identidade. É mais do que um acervo cultural e natural, é sentimento.
Em 1969, o educador Paulo Freire já falava sobre o papel conscientizador da educação, a qual leva a todos os envolvidos – docentes, discentes, pais e comunidade – a refletirem sobre seu destino, suas responsabilidades e seu papel no processo de vencer o atraso cultural e os problemas enfrentados pela população. A educação proposta por ele é aquela que está relacionada com a vida do sujeito, seu meio, sua comunidade, sua realidade local.
A população precisa conhecer e contribuir para a preservação e divulgação do seu patrimônio. Descobrir Cassilândia como um cenário de riquezas incomensuráveis. E a escola é um grande palco para todas as mudanças que desejamos.
JUSTIFICATIVA
O município de Cassilândia possui um grande potencial turístico natural e cultural que é pouco conhecido pela própria população.
Considerando que a Educação é de fundamental importância na conscientização do cidadão, o presente projeto pretende fazer com que o educando se apropriem de conhecimentos que favoreçam o desenvolvimento de nossa cidade.
Um dos pontos abordados neste trabalho é a questão do respeito e valorização do patrimônio urbano, o qual muitos vêm colaborando com a destruição e depredação. 
O resgate da história local é necessário para que a criança possa compreender valorizar, preservar o patrimônio local de forma a situar- se neste contexto. 
Sua inserção no contexto histórico e cultural de sua cidade facilitará sua compreensão de mundo, de tempo e espaço.   Fará com que ela se perceba como um cidadão participativo do processo social e político, facilitando sua integração na luta pela preservação. 
Este projeto baseia- se justamente na possibilidade de transmissão de valores pessoais e sociais, a partir dos estudos da história local da cidade.   Reconhecer a presença de outros tempos no seu dia- a- dia aumentará a capacidade das crianças em compreender fatos e acontecimentos históricos culturais mais complexos.

OBJETIVO GERAL
·         Conhecer o potencial turístico cultural e natural do município e promovê-lo, proporcionando a educação cidadã a partir de elementos da história.  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Conhecer a história do município.
·         Conhecer o mapa, o Hino, a Bandeira e o Brasão do município.
·         Localizar o município dentro do Mapa do estado e do País.
·         Identificar monumentos históricos.
·         Despertar interesse pela cidade e por seus encantos.
·         Conscientização pela preservação de nossos patrimônios.
·         Identificar riquezas naturais.
·         Resgatar fatos da história e do folclore local.
·         Conhecer e valorizar nossa cultura.
·          Respeitar seu patrimônio cultural e meio ambiente.
METODOLOGIA
A metodologia proposta tem duas perspectivas: uma teórica e outra prática, que, entretanto estarão sendo trabalhadas simultaneamente. A primeira perspectiva deverá levar ao grupo esclarecimentos quanto à história e dados sobre nosso município, suas riquezas naturais, culturais e artísticas. Comunicação oral e ou escrita de suposições, dados e conclusões a respeito de fatos históricos do município.  Discussão em grupo visando o reconhecimento das transformações do município.  Reflexão sobre a ação humana sobre o meio ambiente.
Quanto à perspectiva prática serão promovidas aulas demonstrativas (vídeos) mostrando alguns pontos turísticos. Após assistirem os vídeos os alunos serão motivados a expressar o conhecimento adquirido, criando textos, desenhos e objetos em oficinas de trabalho.

Recursos Materiais
DVD, vídeo, computador, caderno, livros paradidáticos, textos impressos, jornais, revistas, fotos, mapas, folders e panfletos, xérox, internet, cartucho para impressora, papel, lápis de escrever e de cor, giz de cera. 

Avaliação
A avaliação será realizada durante todo o processo, de forma diversificada, para favorecer as diferentes aptidões dos alunos.


CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
I – Questionário diagnóstico: constituído por uma série de perguntas sobre que lugares são conhecidos pelos alunos, o que é turismo, opiniões, etc.
( Nessa atividade verificaremos os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema)

II – Apresentação da história do surgimento e dados sobre o município através de textos e fotos.

III – Conhecer os diversos pontos do município. Apresentação de vídeos, com imagens da cidade. Após assistirem os vídeos os alunos farão registro dos dados do lugar e expressarão suas idéias através de desenhos, cartazes e produção de textos.
·         Balneário e Salto do Rio Aporé.
·         Igreja São José
·         Ponte velha – divisa entre MS e GO
IV – Culminância:
·         Exposição dos trabalhos dos alunos nos murais da escola;
·         Produção de texto coletivo “Cassilândia um tesouro a descobrir”, onde os alunos e o professor escreverão um texto ordenando tudo que aprenderam ao longo do projeto.
     
QUESTIONÁRIO
ESCOLA ESTADUAL RUI BARBOSA
Nome:______________________________________________________
Série:___________ Idade:____________ Professora:_______________
Endereço:____________________________________________________

Cassilândia é cercada de belezas naturais. Mas, às vezes ignoramos suas belezas e seu patrimônio cultural. Você consegue identificar o potencial turístico que sua cidade possui?

1) Quais os pontos turísticos abaixo você visitou?
(   ) Salto do Rio Aporé                   (   ) Balneário do Salto
(   ) Rio Aporé                                   (   ) Igreja São José
(   ) Ponte Velha – Divisa entre MS e GO
(   ) Casas Antigas                          (   ) Fazendas antigas
(   ) Casa da Cultura                        (   ) Outras Cachoeiras _____________
2) Que manifestações populares do município você conhece?
(   ) Folia de Reis                             (   ) Carnaval - Cassifolia
(   ) Festa do Peão                          (   ) Encontro de Motociclismo - MotoCross
(   ) BóiaCross                                  (   ) Festa do Milho
(   ) Festa da Mandioca                  (   ) Desfile de aniversário da cidade
(   ) Festa Junina                            
3) Você recebe com hospitalidade as pessoas que visitam sua cidade?
(    ) sim (    ) não
4) O que é turismo?
____________________________________________________________________________________________________________________________
5) Que sugestões você daria para desenvolver o turismo em nossa cidade?
____________________________________________________________________________________________________________________________
Data:_______________

RELATÓRIO FINAL DO PROJETO /CONCLUSÃO

I.              DADOS BÁSICOS

Organizadora e executora: Lidiane aparecida F. M. Infante Rodrigues.
Título do projeto: Cassilândia: UM TESOURO A DESCOBRIR
 Parceiros que contribuíram para a implementação do projeto:   Coordenadora Vânia Jacinta
Datas de início e término do projeto: 13/03/2010 a 04/05/2010
Data de conclusão deste relatório final: 18/05/2010

II. OBSERVAÇÕES INICIAIS
As atividades do projeto foram iniciadas efetivamente no período previsto.
Os objetivos foram alcançados e os alunos se interessaram pelas atividades.
Trabalhou-se muito a oralidade onde os alunos puderam participar efetivamente na execução do projeto.
Pude constatar através de avaliações escritas e contínuas que os alunos agora conhecem um pouco mais a fundo os potenciais turísticos, cultural e natural do nosso município.   Conhecem a história do município, conhecem o mapa e conseguem localizar o município dentro do Mapa do estado e do País, estão treinado e cantando o Hino do município.
Em fim pode-se dizer que os alunos do 4º ano “a” do ensino fundamental de nossa escola despertaram interesse pela cidade e por seus encantos.

III. PRODUTOS DO PROJETO
·         Trabalhos _ Desenhos recortes e colagens dos pontos turísticos da cidade;
·         Produção de texto coletiva – finalização do projeto;
·         Exposição dos trabalhos nos murais da escola;
·         Pesquisas sobre nosso município na Internet (sala de STE);
·         Avaliações escritas – história e geografia;
·         Vamos cantar para toda a Escola o Hino de nossa Cidade na abertura da semana do meio ambiente.
ANEXOS


Produção de texto coletivo - realizado pelos alunos e pela professora Lidiane Rodrigues do 4º ano do ensino fundamental da E. E. Rui Barbosa sobre a história de Cassilandia.
CASSILÂNDIA: um tesouro a descobrir
            Cassilândia, cidade sorriso, está localizada no Estado de Mato Grosso do Sul, no Brasil. 
            A cidade faz divisa com a cidade de Goiás – com as cidades de Aporé e Itajá. É vizinha de Chapadão do Sul, Paranaíba e Inocência, também no estado de Mato Grosso do Sul.
            O fundador da cidade foi Amim José, que começou um povoado nas terras cedidas pelo fazendeiro José Balduíno de Souza, conhecido pelo apelido de “Cassinha”. Amim José deu o nome Cassilandia à cidade em homenagem a Cassinha.
            Na cidade há vários bairros, sendo os maiores e mais conhecidos, Vila Izanópolis, Centro e Vila Pernambuco; este último onde tudo começou em meados de 1948.
            O maior e mais conhecidos ponto turístico da cidade é o Salto do Rio Aporé, com seu balneário, a usina desativada, sua quadra de esportes, tirolesa, etc. Dentre outros pontos destaca-se: a Ponte Velha, o Cristo Redentor, o peão de boiadeiro – estátua em homenagem ao peão Cassius Clay, o recinto de exposição, a praça e a matriz São José e a praça e área de lazer Elza Vendrame, a Cachoeirinha e Cachoeira do Socorro, dentre várias outras cachoeiras espalhadas pelas propriedades particulares.
            Cassilândia é uma cidade que está em grande crescimento urbano, sua população estimada no ano de 2010 é de 21.677 habitantes.
O comércio da cidade acompanha o crescimento populacional abrindo vários comércios, como: bares, supermercados, mercearias, mini mercados, farmácias, padarias, sorveterias, pizzarias, restaurantes e lojas em geral.
O município conta com creches, 3 escolas estaduais, 3 escolas municipais, 3 escolas particulares, 1 Faculdade, 1 Universidade Estadual, 2 rádios, sendo uma AM – Rádio Patriarca e uma FM – Radio Top, com 1 hospital e 1 santa casa e postos de saúde.
Cassilândia acompanha o cenário cultural, comemorando festas tradicionais como: Desfile cívico – grande cavalgada em homenagem ao aniversário da cidade, festa do peão de boiadeiro - uma das maiores festas de peão do Brasil, carnaval popular - “Cassifolia”, inclusive com desfiles de escolas de samba, MotoCross, Boiacross, festa junina, quermesses, festa do milho, festa da mandioca, festa do queijo e vinho, dentre tantas outras.
Enfim, Cassilândia é um tesouro a se descobrir, e quem conhece seu povo sorridente e acolhedor, jamais se esquece de suas maravilhas e seu esplendor!
Autores: Alunos e professora do 4º ano “A” do ensino fundamental da E. E. Rui Barbosa, Cassilandia MS/2010.

Nenhum comentário: