Atenção

Muitas das atividades postadas no meu Blog não são de minha autoria, tendo sido retiradas de várias fontes, tanto da Internet, quanto de livros... Caso encontrem aqui alguma atividade de sua autoria que não encontra-se com os devidos créditos, basta me enviarem comentários que ficarei imensamente feliz em atribuir o devido reconhecimento. Abraços!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

quarta-feira, 4 de abril de 2012

AVALIAÇÃO MENSAL DE LÍNGUA PORTUGUESA


Aluno(a): __________________________________________________________________________
Data: _____/_____/________      Série: _______________      Professora: _______________________
AVALIAÇÃO MENSAL DE LÍNGUA PORTUGUESA
Valor da prova (4.0)

LEIA ATENTAMENTE O TEXTO E RESPONDA AS PERGUNTAS DE 1 A 5:

A GALINHA E OS OVOS DE OURO
                                            Esopo (com adaptações)
Certa manhã, o fazendeiro Claudionor descobriu que sua galinha Griselda tinha posto um ovo de ouro. Apanhou o ovo, correu para casa, mostrou-o à sua mulher Matilde, dizendo:
__ Veja Matilde! Estamos ricos!
Levou o ovo ao mercado e vendeu-o por um bom preço.
Na manhã seguinte, a galinha pôs outro ovo de ouro, que o fazendeiro vendeu a melhor preço. E assim aconteceu durante muitos dias. Mas, quanto mais rico ficava o fazendeiro, mais dinheiro queria. E pensou:
"Se esta galinha põe ovos de ouro, dentro dela deve haver um tesouro!"
Matou a galinha e, por dentro, ela era igual a qualquer outra.
Moral: Quem tudo quer tudo perde.



1)    O homem ficou rico porque        (0.5)
( A ) apanhou o ovo, correu para casa e mostrou para a esposa.
( B ) descobriu que tinha no quintal uma galinha que botava ovos.
( C ) matou uma galinha que tinha um tesouro dentro da barriga.
( D ) vendeu ovos de ouro no mercado durante vários dias.

2)    A história trata, principalmente, da         (0.5)
( A ) esperteza.
( B ) ganância.
( C ) ignorância.
( D ) maldade.

3)    O fazendeiro resolveu matar a galinha porque (0.5)
( A ) achou que ela escondia um tesouro.
( B ) descobriu que ela botava ovos comuns.
( C ) percebeu que ela era igual às outras galinhas.
( D ) vendeu o segundo ovo por melhor preço.

4)    O fazendeiro acreditou que dentro da galinha havia                   (0.25)
( A ) carne.
( B ) dinheiro.
( C ) ovos.
( D ) tesouro.

5)    O texto “A GALINHA E OS OVOS DE OURO” é                                       (0.25)
( A ) uma carta.
( B ) um conto de fadas.
( C ) uma fábula.
( D ) um bilhete.
 
6)       Reescreva a frase trocando as palavras grifadas por um sinônimo:           (0.5)
a) A galinha tinha posto um ovo de ouro.
________________________________________________________________________________
b) Por dentro, ela era igual a qualquer outra.
________________________________________________________________________________

7)       Reescreva a frase trocando as palavras grifadas por um antônimo:          (0.5)
a) A galinha era igual às outras = ________________________________________________________________________________
b) O fazendeiro ficou rico = ________________________________________________________________________________

8)       Retire do texto:          (0.5)
a) 3 substantivos próprios: __________________________________________________________________________________
b) 3 substantivos comuns: __________________________________________________________________________________
c) 2 palavras com encontro consonantal: __________________________________________________________________________________
d) 2 palavras com encontro vocálico: __________________________________________________________________________________
9)       Ditado de frases:       (0.5)
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________

terça-feira, 3 de abril de 2012

Atividades para treino - Tratamento de informação; gráfico e localização

 
1) Observe, na figura abaixo, o caminho percorrido por Tiago. Ele saiu do ponto A e chegou ao ponto C.

Como ele fez para chegar ao ponto C?
(A) Avançou 6 quadras, girou para a esquerda, avançou 4 quadras.
(B) Avançou 3 quadras, girou para a direita e avançou 8 quadras.
(C) Avançou 3 quadras, girou para a esquerda, avançou 6 quadras.
(D) Avançou 4 quadras, girou para a direita, avançou 7 quadras.

2) Observe o gráfico e responda:

Quantos pontos as MENINAS fizeram? ________________________________________

3) Complete o quadro:
Extenso
M
C
D
U
Oito milhares, seis centenas, duas dezenas e três unidades.




Quatro mil trezentos e trinta e cinco




Duzentos e quarenta e nove 




Três dezenas e quatro unidades





4) Observe a figura abaixo que representa um trecho do mapa de um bairro.




a)    Que rua é paralela à rua T? _________________________________
b)    A rua Q é concorrente à que ruas? ________________________________
c)     Que ruas são perpendiculares à Rua P? _________________________________




AVALIAÇÃO MENSAL DE GEOGRAFIA


Aluno(a): ___________________________________________________________________
Data: _____/_____/_____    Série: ____________      Professora: __________________
AVALIAÇÃO MENSAL DE GEOGRAFIA – Valor da prova (4.0)

LEIA ATENTAMENTE AS QUESTÕES E MARQUE X NA RESPOSTA CORRETA:

1)      Onde foram encontrados os sinais mais antigos da presença humana no território sul-mato-grossense? (0.5)
(    ) Na região do rio Miranda, no município de Paranaíba.
(    ) Na região do rio Corrente, perto de Mato Grosso.
(    ) Na região do rio Sucuriú, no município de Paranaíba.
(    ) Na região do rio Aquidauana, em Campo Grande.

2)      Quais eram as maiores habilidades dos índios Guaicurus? (0.5)
(    ) Fracos e famintos, não caçavam, nem plantavam, eram conhecidos como “índios vagabundos”.
(    ) Caçadores e coletores, extremamente guerreiros eram conhecidos como “índios cavaleiros”.
(    ) Passavam o dia se pintando e fabricando cerâmicas, eram conhecidos como “artistas da argila”.
(    ) Pescavam e plantavam mandioca, eram conhecidos como “os melhores agricultores”.

3)      Como todos sabem, a mandioca é um alimento fundamental na alimentação indígena. O que dizia o mito indígena sobre a origem da mandioca? (0.5)
(    ) A palavra mandioca significa “Casa de Mandi”, conta-se que um índio muito forte, chefe de sua tribo, morreu e em seu túmulo nasceu um pé de mandioca...
(    ) A palavra mandioca significa “A comida dos fortes”, conta-se que quem come mandioca todos os dias se torna indestrutível...
(    ) A palavra mandioca significa “Casa de Mani”, conta-se que uma indiazinha morreu com 1 ano de idade e em seu túmulo nasceu um pé de mandioca...
(    ) A palavra mandioca significa “Raiz forte”, conta-se que quem prova deste alimento se transforma em indígena...

4)      Onde há a maior concentração de População indígena do Brasil? (0.5)
(    ) Na região centro oeste.
(    ) No Estado de Mato Grosso do Sul.
(    ) Na região Sul.
(    ) Na região Amazônica.

RESPONDA:

5)      O que é miscigenação? (1.0)
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________

CITE:

6)      Três grupos indígenas que ainda possuem terras em nosso estado: (0.5)
________________________________________________________________________

7)      Duas cidades de nosso Estado que ainda possuem população indígena que vivem em aldeias ou “comunidades”:  (0.5)
________________________________________________________________________


AVALIAÇÃO MENSAL DE HISTÓRIA


Aluno(a): ___________________________________________________________________
Data: _____/_____/______    Série: ____________   Professora: _____________________

AVALIAÇÃO MENSAL DE HISTÓRIA
Valor da prova (4.0)

LEIA ATENTAMENTE AS QUESTÕES E MARQUE X NA RESPOSTA CORRETA:

1)      Por que, entre 1.534 e 1.750, a região de nosso estado pertenceu à Espanha? (0.5)
(    ) Porque foi o espanhol Juan Diaz de Solis o primeiro a desbravar a região que hoje é nosso estado.
(    ) Porque se situa na parte do território que pertencia à Espanha pelo Tratado de Tordesilhas.
(    ) Porque os desbravadores espanhóis foram os capturaram mais indígenas em nosso estado.
(    ) Porque os Portugueses não se interessaram pelas riquezas encontradas em nosso estado.

2)      Por que os bandeirantes paulistas organizaram as bandeiras de captura de indígenas? (0.5)
(    ) Porque tinham interesse em capturar e aprisionar os indígenas para vende-los aos colonizadores portugueses.
(    ) Porque os indígenas eram perigosos e podiam dificultar a passagem dos colonos pelas nossas terras.  
(    ) Porque tinham interesse em escravizar os indígenas e os ocuparem nas missões de caça ao ouro.
(    ) Porque os indígenas conheciam bem o território sul-mato-grossense e podiam pegar todo ouro para eles.

3)      O que foi o tratado de Tordesilhas? (0.5)
(    ) A divisão do oceano atlântico entre os espanhóis e portugueses.
(    ) A divisão da terra pela linha do equador.
(    ) A divisão das terras recém-descobertas entre Portugal e Espanha.
(    ) A divisão do mundo entre ocidente e oriente.

4)      Quem eram os jesuítas europeus? O que eles faziam no nosso país? (0.5)
(    ) Eram colonos que vinham em busca de índios para escravizar.
(    ) Eram padres que apresentavam os índios aos colonos.
(    ) Eram padres que vinham com o objetivo de catequizar os índios.
(    ) Eram colonos que vinham ao Brasil em busca de ouro e outros metais preciosos.

5)      O que era monção? (1.0)
(    ) Era uma ferramenta usada pelos índios para procurar ouro.
(    ) Eram missas rezadas por padres jesuítas.
(    ) Eram barcos que transportavam os europeus da Europa para o Brasil e vice versa.
(    ) Eram expedições fluviais em busca de ouro que saiam de São Paulo e dirigiam-se a Cuiabá.

6)      Observe a imagem abaixo e escreva o que ela te lembra: (1.0)

_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________