Atenção

Muitas das atividades postadas no meu Blog não são de minha autoria, tendo sido retiradas de várias fontes, tanto da Internet, quanto de livros... Caso encontrem aqui alguma atividade de sua autoria que não encontra-se com os devidos créditos, basta me enviarem comentários que ficarei imensamente feliz em atribuir o devido reconhecimento. Abraços!

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Slide para aula de geografia 16/04 (migração, imigração/emigração)


Vídeo migração/imigração para aula de geografia do dia 16/04


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Textos resumo e carta enigmática para se trabalhar Cadeia e Teia Alimentar.

Cadeia alimentar

A cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar. É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de um ecossistema, incluindo os produtores, os consumidores (herbívoros e seus predadores, os carnívoros) e os decompositores.
A energia do Sol, captada pelos seres clorofilados – denominados produtores – é a fonte de alimentação desses.
Produtores são fonte de alimento para os consumidores primários – organismos herbívoros e que, por sua vez, são alimentos (e fonte de energia) para outros consumidores. Esses organismos serão consumidos pelos seres detritívoros e/ou decompositores – como urubus e bactérias, respectivamente. E, desta forma, um organismo é fonte de matéria e energia a outro organismo, ao servir de alimento a ele.
Produtores: são todos os seres autotróficos clorofilados, presentes em todas as cadeias alimentares. Eles que transformam a energia luminosa em energia química, sendo assim, o único processo de entrada de energia em um ecossistema.
Consumidores: são os que se alimentam dos produtores (consumidores primários) ou de outros consumidores (consumidores secundários, terciários, etc.). Nesse nível trófico estão os detritívoros – animais que se alimentam de restos orgânicos e têm como representantes os urubus, abutres, hienas, moscas, etc.
Decompositores: reciclam a matéria orgânica, decompondo-a e degradando-a em matéria inorgânica. Esta é reaproveitada pelos produtores, dando continuidade ao ciclo. São representados por micro-organismos, tais como fungos e bactérias.

Exemplo de cadeia alimentar:

 Teia alimentar:

         Teia ou rede alimentar é um conjunto de cadeias alimentares ligadas entre si, geralmente representados como um diagrama das relações entre os diversos organismos de um ecossistema. As teias alimentares, em comparação com as cadeias, apresentam situações mais perto da realidade, onde cada organismo se alimenta em vários níveis hierárquicos diferentes e produz uma complexa teia de interações alimentares. Todas as cadeias alimentares começam com um único organismo produtor, mas uma teia alimentar pode ter vários produtores. A complexidade de teias alimentares limita o número de níveis hierárquicos, assim como na cadeia.

Exemplo de teia alimentar:




Carta enigmática