ATENÇÃO

Algumas atividades postadas neste Blog não são de minha autoria, tendo sido retiradas de várias fontes, tanto na Internet, quanto de livros. Caso encontrem aqui alguma atividade de sua autoria, ficarei imensamente feliz em dar os devidos créditos. Basta me enviarem comentários. Abraços!

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Top 10 maiores países do mundo


Quem nunca teve a curiosidade de saber quais são os maiores países do mundo?
Esse top 10 podemos abordar de varias formas, por paises mais populosos ou mais ricos, no entanto creio que você deve estar buscando informação com relação a extensão territorial.
A seleção dos 10 maiores países do mundo é impressionante, com o destaque pelo tamanho, com possibilidade de atravessar 2 continentes. O Brasil compõe esta seleção e para os brasileiros é muito fácil notar o tamanho expressivo do país, em comparação com tantos outros ao redor do mundo.
Maior o país, maior é a tendência para diversidade cultural e econômica no seu interior, como o que acontece pelo Brasil que integra esta seleção. Daí a diferença, em muitas vezes gritante e possível entre as diversas regiões de uma única nação.



Rússia – 17,10 milhões de km² 


A primeira posição de maior país do mundo é da Rússia, e com tamanho muito expressivo, de 17,10 milhões de km². O país atravessa 2 continentes, a Europa e Ásia. A divisa é com 14 países, pela extensão total Leste/Oeste.
Os países são Noruega, Bielorússia, Finlândia, Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Azerbaijão, Geórgia pelo lado europeu, China, Coréia do Norte, Cazaquistão, e Mongólia pelo lado asiático. 

Canadá – 9,98 milhões de km² 


A segunda posição entre os 10 maiores países pelo mundo é do Canadá, com a primeira posição referente ao continente americano. E o país somente faz fronteira com os EUA. O território em extensão é impressionante, mas a população é considerada pequena, com densidade demográfica muito baixa. 

China – 9,59 milhões de km² 


A população da China também é igualmente assustadora em quantidade, assim como a extensão do país, com 9,59 milhões de km², ocupando o terceiro lugar entre as maiores nações do mundo. Trata-se da maior população do mundo, e está localizado na Ásia, com divisa envolvendo 14 países.
Os países são Cazaquistão, Rússia, Quirguistão, Mongólia, Afeganistão, Tadjiquistão, Índia, Nepal, Paquistão, Laos, Mianma, Butão, Coréia do Norte e Vietnã.


Estados Unidos – 9,37 milhões de km² 


Os EUA, potência mundial, compõe a quarta posição na seleção dos 10 maiores países. Localizado na América do Norte, nesse quesito, permanece atrás apenas do Canadá. Pelo sul, os Estados Unidos fazem fronteira com México. O número mencionado referente aos EUA já inclui Alasca e Hawaii, que não se encontram anexados. 

Brasil – 8,51 milhões de km² 


O nosso país é o maior da América do Sul, e ocupa o quinto lugar entre os 10 maiores países do mundo. É ainda o terceiro maior das Américas, e a característica especial do Brasil é fazer fronteira com quase todos os países da América do Sul, Paraguai, Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru, Bolívia, Suriname, Venezuela, Guiana e Guiana Francesa. As exceções são Equador e Chile. 

Austrália – 7,69 milhões de km²


A Austrália é considerada ilha e massa continental da Oceania, muito distante da posição anterior da Índia nessa seleção dos 10 maiores países pelo globo; a Austrália apresenta marca de 7,69 milhões de km² em extensão. E a Austrália não faz divisa terrestre com outra nação, mas alguns países são próximos como Nova Zelândia, e Ilha de Nova Caledônia. 

Índia – 3,29 milhões de km² 


A população da Índia também é enorme, e o país ocupa o sétimo lugar entre os maiores países pelo mundo. A densidade geográfica se resume em torno de 310 hab/km², muito alta. A Índia faz fronteira com China, Nepal, Paquistão, Bangladesh, Mianma, Butão, e também com Sri Lanka, ilha ao sul do país.

Argentina – 2,78 milhões de km²


Os hermanos ocupam a oitava posição nesta seleção, e é a terra do tango com fronteira com 4 países sem contar o Brasil, que são Chile, Uruguai, Bolívia e Paraguai. A Argentina representa o segundo maior país na América do Sul, e ainda o quarto das Américas.

Cazaquistão – 2,72 milhões de km² 


São 2,72 milhões de km² para a nona posição entre os maiores países, com o Cazaquistão. Já pertenceu à antiga União Soviética, e está na Ásia, com pequena parte européia. O Cazaquistão é o quarto maior país no continente asiático, com fronteira com China e Rússia, Quirguistão, Uzbequistão e Turcomenistão.
 
10°
Argélia – 2,38 milhões de km² 


A Argélia é localizada ao norte da África, esta denominada o maior continente. O país ocupa a décima posição entre os maiores do mundo, e faz divisa com sete outros países, que são Saara Ocidental, Marrocos, Tunísia, Líbia, Mali, Níger e Mauritânia.

Nenhum comentário: