Atenção

Muitas das atividades postadas no meu Blog não são de minha autoria, tendo sido retiradas de várias fontes, tanto da Internet, quanto de livros... Caso encontrem aqui alguma atividade de sua autoria que não encontra-se com os devidos créditos, basta me enviarem comentários que ficarei imensamente feliz em atribuir o devido reconhecimento. Abraços!

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Resuminho muito bom sobre "A libertação dos escravos no Brasil."


Saiba como ocorreu a liberação dos escravos no Brasil. Entenda desde o início o processo e as suas principais leis.
No início da colonização do Brasil, no século XVI, não havia trabalhadores para a realização de trabalhos manuais pesados. Os portugueses tentaram utilizar a mão de obra indígena nas lavouras, no entanto, não obtiveram sucesso em função dos religiosos católicos se posicionarem em defesa dos índios, condenando inclusive a sua escravidão.
Então os colonizadores portugueses decidiram trazer os negros da África, homens e mulheres para submetê-los à força, através do trabalho escravo no Brasil. Neste contexto é que se inicia a entrada de escravos africanos na colônia.

Como ocorria a escravidão no Brasil?
Os negros africanos que vieram trazidos da África eram transportados nos porões dos navios negreiros. Durante o trajeto, milhares morreram, em decorrência de atos de violência, fome e doenças durante o percurso até o Brasil.
Em solo brasileiro, os que chegassem vivos, eram comprados como mercadorias por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e violenta (em sua grande maioria).
A escravidão permaneceu no Brasil por quase 300 anos, tendo como principal fator o sistema econômico. A economia brasileira contava exclusivamente com o trabalho escravo dos negros para ser realizado.

Início do processo de liberação dos escravos
Por volta da segunda metade do século XIX surgiu o movimento abolicionista, que defendia a abolição da escravatura no Brasil. Este movimento teve como principal líder, Joaquim Nabuco.
Apenas no ano de 1870 a região Sul do Brasil passou a empregar trabalhadores assalariados, já na região Norte as usinas produtoras de açúcar substituíram os primitivos engenhos, fato que possibilitou o uso de um número menor de escravos.

Lei do Ventre-Livre
No ano de 1850 ocorreu a extinção do tráfico de escravos no Brasil, e no dia 28 de setembro de 1871 foi promulgada a Lei do Ventre-Livre. Esta lei tornava livre os filhos de escravos que nascesse a partir da decretação da lei.

Lei Saraiva-Cotegipe (Lei dos Sexagenários)
No ano de 1885 foi promulgada a lei Saraiva-Cotegipe, que beneficiava os negros com mais de 65 anos, em que a partir desta idade passariam a não ser mais considerados escravos.

Lei Áurea: libertação completa dos escravos
Somente no dia 13 de maio de 1888, ocorreu a liberdade total e definitiva dos negros no Brasil, através da promulgação da Lei Áurea.

2 comentários:

Fernandes disse...

Gostei do texto para trabalhar com o 5 ano.Vou usar na minha sala.Precisa voltar a postar mais conteúdos Lidiane.

╰★╮ALFABETIZAÇÃO SEM SEGREDO - BY LIDIANE RODRIGUES╰★╮ disse...

Estou de volta!