Projeto interdisciplinar: História e Geografia
Cassilândia: UM TESOURO A DESCOBRIR
Lidiane Aparecida Ferreira Mariano (Professora Especialista em Alfabetização)
Alunos atendidos: Alunos do 4º ano “A” do Ensino Fundamental - matutino
Duração: 2 meses
Escola Estadual Rui Barbosa
Ano: 2010
Cassilândia: UM TESOURO A DESCOBRIR
INTRODUÇÃO
Quem não tem história não tem lastro, não cria nem tampouco acumula conhecimentos.
Fazer história é o que nos diferencia de todos os outros seres deste planeta, porque nos transforma em agentes que têm, na memória e na identidade com os demais, tudo aquilo que possibilita o diálogo e a comunicação.
Cidade também se faz com história e com identidade. É mais do que um acervo cultural e natural, é sentimento.
Em 1969, o educador Paulo Freire já falava sobre o papel conscientizador da educação, a qual leva a todos os envolvidos – docentes, discentes, pais e comunidade – a refletirem sobre seu destino, suas responsabilidades e seu papel no processo de vencer o atraso cultural e os problemas enfrentados pela população. A educação proposta por ele é aquela que está relacionada com a vida do sujeito, seu meio, sua comunidade, sua realidade local.
A população precisa conhecer e contribuir para a preservação e divulgação do seu patrimônio. Descobrir Cassilândia como um cenário de riquezas incomensuráveis. E a escola é um grande palco para todas as mudanças que desejamos.
JUSTIFICATIVA
O município de Cassilândia possui um grande potencial turístico natural e cultural que é pouco conhecido pela própria população.
Considerando que a Educação é de fundamental importância na conscientização do cidadão, o presente projeto pretende fazer com que o educando se apropriem de conhecimentos que favoreçam o desenvolvimento de nossa cidade.
Um dos pontos abordados neste trabalho é a questão do respeito e valorização do patrimônio urbano, o qual muitos vêm colaborando com a destruição e depredação.
O resgate da história local é necessário para que a criança possa compreender valorizar, preservar o patrimônio local de forma a situar- se neste contexto.
Sua inserção no contexto histórico e cultural de sua cidade facilitará sua compreensão de mundo, de tempo e espaço. Fará com que ela se perceba como um cidadão participativo do processo social e político, facilitando sua integração na luta pela preservação.
Este projeto baseia- se justamente na possibilidade de transmissão de valores pessoais e sociais, a partir dos estudos da história local da cidade. Reconhecer a presença de outros tempos no seu dia- a- dia aumentará a capacidade das crianças em compreender fatos e acontecimentos históricos culturais mais complexos.
OBJETIVO GERAL
· Conhecer o potencial turístico cultural e natural do município e promovê-lo, proporcionando a educação cidadã a partir de elementos da história.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Conhecer a história do município.
· Conhecer o mapa, o Hino, a Bandeira e o Brasão do município.
· Localizar o município dentro do Mapa do estado e do País.
· Identificar monumentos históricos.
· Despertar interesse pela cidade e por seus encantos.
· Conscientização pela preservação de nossos patrimônios.
· Identificar riquezas naturais.
· Resgatar fatos da história e do folclore local.
· Conhecer e valorizar nossa cultura.
· Respeitar seu patrimônio cultural e meio ambiente.
METODOLOGIA
A metodologia proposta tem duas perspectivas: uma teórica e outra prática, que, entretanto estarão sendo trabalhadas simultaneamente. A primeira perspectiva deverá levar ao grupo esclarecimentos quanto à história e dados sobre nosso município, suas riquezas naturais, culturais e artísticas. Comunicação oral e ou escrita de suposições, dados e conclusões a respeito de fatos históricos do município. Discussão em grupo visando o reconhecimento das transformações do município. Reflexão sobre a ação humana sobre o meio ambiente.
Quanto à perspectiva prática serão promovidas aulas demonstrativas (vídeos) mostrando alguns pontos turísticos. Após assistirem os vídeos os alunos serão motivados a expressar o conhecimento adquirido, criando textos, desenhos e objetos em oficinas de trabalho.
Recursos Materiais
DVD, vídeo, computador, caderno, livros paradidáticos, textos impressos, jornais, revistas, fotos, mapas, folders e panfletos, xérox, internet, cartucho para impressora, papel, lápis de escrever e de cor, giz de cera.
Avaliação
A avaliação será realizada durante todo o processo, de forma diversificada, para favorecer as diferentes aptidões dos alunos.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
I – Questionário diagnóstico: constituído por uma série de perguntas sobre que lugares são conhecidos pelos alunos, o que é turismo, opiniões, etc.
( Nessa atividade verificaremos os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema)
II – Apresentação da história do surgimento e dados sobre o município através de textos e fotos.
( Nessa atividade verificaremos os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema)
II – Apresentação da história do surgimento e dados sobre o município através de textos e fotos.
III – Conhecer os diversos pontos do município. Apresentação de vídeos, com imagens da cidade. Após assistirem os vídeos os alunos farão registro dos dados do lugar e expressarão suas idéias através de desenhos, cartazes e produção de textos.
· Balneário e Salto do Rio Aporé.
· Igreja São José
· Ponte velha – divisa entre MS e GO
IV – Culminância:
· Exposição dos trabalhos dos alunos nos murais da escola;
· Produção de texto coletivo “Cassilândia um tesouro a descobrir”, onde os alunos e o professor escreverão um texto ordenando tudo que aprenderam ao longo do projeto.
QUESTIONÁRIO
ESCOLA ESTADUAL RUI BARBOSA
ESCOLA ESTADUAL RUI BARBOSA
Nome:______________________________________________________
Série:___________ Idade:____________ Professora:_______________
Endereço:____________________________________________________
Série:___________ Idade:____________ Professora:_______________
Endereço:____________________________________________________
Cassilândia é cercada de belezas naturais. Mas, às vezes ignoramos suas belezas e seu patrimônio cultural. Você consegue identificar o potencial turístico que sua cidade possui?
1) Quais os pontos turísticos abaixo você visitou?
( ) Salto do Rio Aporé ( ) Balneário do Salto
( ) Rio Aporé ( ) Igreja São José
( ) Ponte Velha – Divisa entre MS e GO
( ) Rio Aporé ( ) Igreja São José
( ) Ponte Velha – Divisa entre MS e GO
( ) Casas Antigas ( ) Fazendas antigas
( ) Casa da Cultura ( ) Outras Cachoeiras _____________
( ) Casa da Cultura ( ) Outras Cachoeiras _____________
2) Que manifestações populares do município você conhece?
( ) Folia de Reis ( ) Carnaval - Cassifolia
( ) Festa do Peão ( ) Encontro de Motociclismo - MotoCross
( ) BóiaCross ( ) Festa do Milho
( ) Festa da Mandioca ( ) Desfile de aniversário da cidade
( ) Festa do Peão ( ) Encontro de Motociclismo - MotoCross
( ) BóiaCross ( ) Festa do Milho
( ) Festa da Mandioca ( ) Desfile de aniversário da cidade
( ) Festa Junina
3) Você recebe com hospitalidade as pessoas que visitam sua cidade?
( ) sim ( ) não
4) O que é turismo?
____________________________________________________________________________________________________________________________
5) Que sugestões você daria para desenvolver o turismo em nossa cidade?
____________________________________________________________________________________________________________________________
Data:_______________
RELATÓRIO FINAL DO PROJETO /CONCLUSÃO
I. DADOS BÁSICOS
Organizadora e executora: Lidiane aparecida F. M. Infante Rodrigues.
Título do projeto: Cassilândia: UM TESOURO A DESCOBRIR
Parceiros que contribuíram para a implementação do projeto: Coordenadora Vânia Jacinta
Datas de início e término do projeto: 13/03/2010 a 04/05/2010
Data de conclusão deste relatório final: 18/05/2010
II. OBSERVAÇÕES INICIAIS
As atividades do projeto foram iniciadas efetivamente no período previsto.
Os objetivos foram alcançados e os alunos se interessaram pelas atividades.
Trabalhou-se muito a oralidade onde os alunos puderam participar efetivamente na execução do projeto.
Pude constatar através de avaliações escritas e contínuas que os alunos agora conhecem um pouco mais a fundo os potenciais turísticos, cultural e natural do nosso município. Conhecem a história do município, conhecem o mapa e conseguem localizar o município dentro do Mapa do estado e do País, estão treinado e cantando o Hino do município.
Em fim pode-se dizer que os alunos do 4º ano “a” do ensino fundamental de nossa escola despertaram interesse pela cidade e por seus encantos.
III. PRODUTOS DO PROJETO
· Trabalhos _ Desenhos recortes e colagens dos pontos turísticos da cidade;
· Produção de texto coletiva – finalização do projeto;
· Exposição dos trabalhos nos murais da escola;
· Pesquisas sobre nosso município na Internet (sala de STE);
· Avaliações escritas – história e geografia;
· Vamos cantar para toda a Escola o Hino de nossa Cidade na abertura da semana do meio ambiente.
ANEXOS
Produção de texto coletivo - realizado pelos alunos e pela professora Lidiane Rodrigues do 4º ano do ensino fundamental da E. E. Rui Barbosa sobre a história de Cassilandia.
CASSILÂNDIA: um tesouro a descobrir
Cassilândia, cidade sorriso, está localizada no Estado de Mato Grosso do Sul, no Brasil.
A cidade faz divisa com a cidade de Goiás – com as cidades de Aporé e Itajá. É vizinha de Chapadão do Sul, Paranaíba e Inocência, também no estado de Mato Grosso do Sul.
O fundador da cidade foi Amim José, que começou um povoado nas terras cedidas pelo fazendeiro José Balduíno de Souza, conhecido pelo apelido de “Cassinha”. Amim José deu o nome Cassilandia à cidade em homenagem a Cassinha.
Na cidade há vários bairros, sendo os maiores e mais conhecidos, Vila Izanópolis, Centro e Vila Pernambuco; este último onde tudo começou em meados de 1948.
O maior e mais conhecidos ponto turístico da cidade é o Salto do Rio Aporé, com seu balneário, a usina desativada, sua quadra de esportes, tirolesa, etc. Dentre outros pontos destaca-se: a Ponte Velha, o Cristo Redentor, o peão de boiadeiro – estátua em homenagem ao peão Cassius Clay, o recinto de exposição, a praça e a matriz São José e a praça e área de lazer Elza Vendrame, a Cachoeirinha e Cachoeira do Socorro, dentre várias outras cachoeiras espalhadas pelas propriedades particulares.
Cassilândia é uma cidade que está em grande crescimento urbano, sua população estimada no ano de 2010 é de 21.677 habitantes.
O comércio da cidade acompanha o crescimento populacional abrindo vários comércios, como: bares, supermercados, mercearias, mini mercados, farmácias, padarias, sorveterias, pizzarias, restaurantes e lojas em geral.
O município conta com creches, 3 escolas estaduais, 3 escolas municipais, 3 escolas particulares, 1 Faculdade, 1 Universidade Estadual, 2 rádios, sendo uma AM – Rádio Patriarca e uma FM – Radio Top, com 1 hospital e 1 santa casa e postos de saúde.
Cassilândia acompanha o cenário cultural, comemorando festas tradicionais como: Desfile cívico – grande cavalgada em homenagem ao aniversário da cidade, festa do peão de boiadeiro - uma das maiores festas de peão do Brasil, carnaval popular - “Cassifolia”, inclusive com desfiles de escolas de samba, MotoCross, Boiacross, festa junina, quermesses, festa do milho, festa da mandioca, festa do queijo e vinho, dentre tantas outras.
Enfim, Cassilândia é um tesouro a se descobrir, e quem conhece seu povo sorridente e acolhedor, jamais se esquece de suas maravilhas e seu esplendor!
Autores: Alunos e professora do 4º ano “A” do ensino fundamental da E. E. Rui Barbosa, Cassilandia MS/2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário