e-Learning: O ensino do próximo milênio
Dailton Felipini
Imagine que você
seja o responsável pelo setor de treinamento em uma grande
empresa e, numa bela e ensolarada tarde de sexta-feira, o seu chefe lhe
apareça a porta, com um singelo pedido: “Estamos lançando um
novo produto no mercado e temos que treinar todos os nossos
vendedores sobre as características, performance, atributos e
utilização desse novo produto no prazo de dez dias”. Para
tornar a coisa mais divertida, sua empresa tem alguns milhares
de vendedores dispersos por todo o território nacional, desde
Manaus até Porto Alegre, sendo que a sede da empresa é logo ali
na Praia do Botafogo, no Rio de Janeiro; o seu orçamento para
viagens e despesas com instrutores “está no osso” e, além disso; o
pessoal de Finanças acha um absurdo interromper o fluxo de receita
proveniente das vendas só para os vendedores assistirem cursos
no Rio.
Guardadas as
proporções, este é um desafio relativamente comum para as empresas
em um mercado globalizado, competitivo e em constante mutação:
agregar conhecimento aos funcionários de forma extremamente
rápida, eficiente e de baixo custo. É ai que entra o
e-learning, o uso da Internet na propagação de conhecimento.
O que é e-learning?
Tecnicamente, o e-learning é
o ensino realizado através de meios eletrônicos. É basicamente
um sistema hospedado no servidor da empresa que vai
transmitir, através da Internet ou Intranet, informações e
instruções aos alunos visando agregar conhecimento especifico. O
sistema pode substituir total ou parcialmente, o que é mais
comum, o instrutor, na condução do processo de ensino. No
e-learning, as etapas de ensino são pré-programadas, divididas em
módulos e são utilizados diversos recursos como o e-mail,
textos e imagens digitalizadas, sala de bate-papo, links para
fontes externas de informações, vídeos e teleconferências,
entre outras. O treinamento com o e-learning pode ser montado
pela própria empresa ou por qualquer dos fornecedores desse
tipo de solução já existentes no mercado.
Vantagens do e-learning.
Quais as
vantagens! A primeira vantagem do e-learning, e que serviu como exemplo
no inicio desse artigo, é o rompimento de barreiras geográficas
e temporais. Com o e-learning, um curso sobre um novo
produto, por exemplo, pode ser feito de qualquer local do
planeta a qualquer momento, bastando para isso o acesso a
Internet e uma senha. Enquanto, espera ser atendido pelo comprador, o
seu vendedor pode puxar o lap-top e ler o texto sugerido no
curso; em casa, enquanto seu companheiro(a) perde tempo
assistindo Big Brother, o vendedor pode fazer os exercícios
propostos pelo instrutor. Em síntese, o e-learning possibilita
ao aluno gerenciar o seu próprio tempo disponível, dentro dos
parâmetros estabelecidos pelo curso, e sem perder tempo com
deslocamentos.
Outra vantagem do e-learning está
relacionada a reprodução do conteúdo. Uma vez montado o curso
para um aluno, a sua reprodução para dois, centenas, ou
milhares de alunos pode ser feita a um custo marginal insignificante.
Com um curso tradicional, o máximo que se consegue é montar
turmas de alunos, até se completar todo o universo que se
pretenda atingir numa escala crescente de custos, energia e
tempo dispendido. Evidentemente, isso sugere que, para poucos
alunos, talvez um treinamento convencional seja a solução mais
adequada que o e-learning. Por outro lado, pensando em termos
de políticas públicas de ensino, onde o universo se mede não em
milhares, mas em milhões de candidatos à instrução, é possível
que o e-learning, venha a representar uma verdadeira revolução
na geração de conhecimento.
É importante ressaltar, que
o e-learning não veio para substituir o ensino tradicional, da
mesma forma que a Internet, não substitui a TV que, por sua
vez, não fez desaparecer o rádio. O e-learning é uma nova
ferramenta potencializada pela Internet e perfeitamente
ajustada às características de nosso tempo, marcado pela
agilidade, velocidade e gigantescos volumes de informação a serem
digeridos. No que se refere às empresas, o objetivo não deve ser
simplesmente substituir a forma de ensino tradicional pelo
e-learning, mas sim, utilizar essa ferramenta na medida
adequada às suas necessidades. De tal forma que os objetivos da
organização sejam plenamente atingidos.
Dailton Felipini
é mestre e graduado em administração de empresas pela Fundação
Getúlio Vargas em São Paulo. Professor de comércio eletrônico
na Universidade Mackenzie. Pesquisador, especialista em
e-commerce, consultor e editor do site www.e-commerce.org.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário