Aluno(a):
_______________________________________________Nº: _________
Data: _____/_____/________ Série: ____________ Professora: ______________________
AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE LÍNGUA PORTUGUESA NOTA:
___________
Valor da prova (6.0)
1. Relacione cada texto ou
trechos de texto a um objetivo de leitura. O objetivo é identificar para que
você leria estes textos: (2.0)
1. Piada: O
papagaio especial
|
||
O freguês entrou na
loja de animais e disse ao vendedor:
|
||
__Queria um
papagaio que fosse especial.
|
||
__ Chegou na hora
certa! Temos um bilíngue.
|
||
Se levantar a
patinha direita, ele fala Inglês.
|
( ) Ler para receber
instruções.
|
|
Se levantar a patinha
esquerda, ele fala Francês.
|
||
- E se eu levantar
as duas patinhas?
|
||
O Papagaio
respondeu:
|
||
- Aí eu caio!
|
||
2. Regras de jogo:
Jogo de raciocínio
|
||
Neste jogo, um
conjunto de dez moedas estão posicionadas
|
( ) Ler para se apresentar
ao público.
|
|
em forma de
triângulo. Movendo as moedas com o mouse, você
|
||
deve encontrar uma maneira de inverter a
figura do triângulo.
|
||
Mas atenção: Você deve completar a tarefa com
apenas três
|
||
movimentos!
|
||
3. Verbete de
dicionário: pesquisar
|
( )
Ler para estudar.
|
|
__pes.qui.sar
(pesquisa+ar) vtd 1 Buscar com diligência; indagar,
|
||
inquirir, investigar: Pesquisar a etimologia
de uma palavra.
|
||
vtd 2 Informar-se acerca de.
Vtd 3 Fazer pesquisas.
|
||
4. Verbete de
enciclopédia: povos ameríndios
|
||
Índio, indígena ou
nativo americano são nomes dados aos habitan-
|
( ) Ler para divertir-se.
|
|
tes humanos da
América antes da chegada dos europeus,
e os
|
||
seus descendentes atuais. A hipótese mais
aceita descendentes
|
||
atuais. A hipótese
mais aceita para sua origem é que os primeiros
|
||
habitantes da América tenham vindo da Ásia
atravessando a pé
|
||
o Estreito de
Bering, no final da idade do gelo, há 12 mil anos. [...]
|
( ) Ler para saber o
significado de uma
palavra.
|
|
5. Discurso
|
||
Caros
congressistas, boa noite! Sejam bem vindos ao nosso
|
||
complexo artístico...
|
2. Continuando a identificar os
gêneros textuais: (1.0)
a) Que texto é usado para deixar um
recado a alguém?
( ) Uma história em quadrinhos.
( ) Uma carta.
( ) Um bilhete.
( ) Uma receita.
b) Que texto é usado para comunicar
um fato a um parente que mora longe?
( ) Uma história em quadrinhos.
( ) Uma carta.
( ) Um bilhete.
( ) Uma receita.
c) Que texto é usado divertir além
das piadas?
( ) Uma história em quadrinhos.
( ) Uma carta.
( ) Um bilhete.
( ) Uma receita.
d) Que texto é usado para ensinar
alguém a fazer alguma coisa?
( ) Uma história em quadrinhos.
( ) Uma carta.
( ) Um bilhete.
( ) Uma receita.
Leia o texto:
O
nascimento das tartarugas marinhas acompanhadas pelo Projeto Tamar.
Quando chega o momento da reprodução,
as tartarugas marinhas fêmeas voltam à mesma praia em que nasceram para colocar
seus ovos. Com a ajuda das nadadeiras, fazer buracos na areia onde vão desovar.
Uma fêmea pode colocar cerca de 130
ovos em cada desova e pode realizar de 3 a 5 desovas por temporada de
reprodução, com intervalos de alguns dias entre uma desova e outra. Os ovos, branquinhos
e redondos s, parecidos com uma bolinha de pingue-pongue,
são enterrados na areia.
As novas tartaruguinhas demoram
de 45 a 60 dias para nascer. E o nascimento é um acontecimento!
Elas rasgam a casca do ovo e saem
dos buracos. Uma ajuda a outra a alcançar a superfície da praia! Chegando à
superfície, todas correm em direção ao mar.
Muitas
morrem pelo caminho. Outras conseguem chegar ao mar, onde vão crescer e
garantir que a espécie continue.
Este grandioso projeto é patrocinado
pela Petrobrás.
Texto extraído do Projeto
Pitanguá (Ciências 2 – Caderno do explorador).
3. Analisando o texto – relacione as colunas:
(1.0)
( 1 ) Qual é o órgão
patrocinador desta campanha?
( 2 ) Quem está protegendo?
( 3 ) Quem está sendo
protegida?
( 4 ) O que visa este
projeto?
( ) Projeto TAMAR
( ) Petrobrás
( ) As tartarugas
( ) Preservar o meio ambiente.
4.
Numere os fatos de acordo com a ordem em que
ocorrem. (0.5)
( ) Elas fazem buracos.
( ) As tartarugas voltam à praia em que
nasceram.
( ) As tartarugas marinhas colocam os ovos.
( ) Uma ajuda a outra a alcançar a superfície
da praia.
( ) Os filhotes rasgam a casca do ovo e saem
dos buracos.
( ) Alguns filhotes conseguem chegar ao mar
onde vão crescer.
5. Retire dos textos de sua
avaliação palavras compostas de: (0.5)
Prefixos
|
Sufixos
|
6. Lembrando-se dos sinônimos e
antônimos, coloque (S) nas palavras que acompanham seus sinônimos e (A) nas
palavras acompanhadas de seus antônimos: (0.5)
a)
certo / correto ( )
b)
direita / esquerda ( )
c)
simpático / antipático ( )
d) buraco
/ cavidade ( )
7. Classifique os advérbios sublinhados. Oriente-se
pelos advérbios do quadro (0.5)
advérbio
de dúvida - advérbio de negação - advérbio de lugar - advérbio de modo -
advérbio de afirmação - advérbio de tempo
a) Não irei ao passeio. ___________________________
b) Gosto de quem fala bem.
______________________
c) Sim, posso ir com
você. _______________________
d) Amanhã levarei os
livras. ______________________
e) Vi um ninho lá na árvore.
______________________
f) Talvez ela viaje. ___________________________
Boa Sorte!!!
Um comentário:
Los Illuminati son una sociedad secreta que se esfuerza por promover valores morales espirituales y interesados en la inflexión. Fue fundada bajo principios de amor, justicia, unidad, paz y alivio. Los Illuminati reúnen a personas de buena voluntad, independientemente de sus diferencias y antecedentes, y se aseguran de que estos buenos hombres mejoren en la sociedad. ¿Deseas ser miembro de los Illuminati y hacerte rico, famoso, poderoso y sobresalir en la vida? Si usted estaría dando $ 19,00,000 como primer beneficio. Por favor contácteme ahora o agrégueme whatsapp +2347057052206 Correo electrónico williamsilluminati230@gmail.com
Postar um comentário