Aluno(a): ___________________________________
Data: ___/___/___ Série: _____ Professora: _____________
AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS - 2º BIMESTRE 2011
1) Leia as informações sobre cada ecossistema brasileiro da primeira coluna e numere a segunda, classificando cada paisagem:
(1) Ocupa uma área de aproximadamente 220.000 quilômetros quadrados, estendendo-se pelos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Tem uma altitude média de pouco mais de 100 metros, sendo cercado por terras mais altas. Isso faz com que a grande quantidade de rios que o circundam entrem em seu interior, formando-se um ambiente alagado muito rico em nutrientes, que são trazidos pelas águas.
|
( ) Cerrado
|
(2) É a vegetação característica do Nordeste brasileiro. Essa região é bastante árida devido à escassez de chuvas. Seus rios permanecem secos a maior parte do ano, com exceção do rio São Francisco. O clima é quente e os solos férteis, apesar de improdutivos pela falta de água.
|
( ) Floresta Amazônica
|
(3) A vegetação do se compõe de arbustos e pequenas árvores com troncos tortuosos, casca e folhas grossas, típica de climas secos. Entretanto, não há falta de água na região. Encontra-se um grande lençol de água a cerca de 20 metros de profundidade no solo
|
( ) Pampas ou campos
|
(4) Estendia-se desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, acompanhando a cadeia de montanhas que existe ao longo da costa brasileira. O clima é quente e ocorrem muitas chuvas. Suas árvores, que atingem cerca de 30 metros de altura, apresentam grande variedade.
|
( ) Pantanal
|
(5) Com cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados, ocupa 60% do território do Brasil, onde abrange os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. É a maior floresta tropical do planeta
| ( ) Manguezais e restingas |
(6) Localizam-se na faixa litorânea do Brasil, desde o Amapá até Santa Catarina, formando-se nos pontos onde há encontro das águas dos rios com as do oceano. Por isso, suas terras são alagadas e o solo é bastante rico em compostos orgânicos, trazidos pelos rios. A vegetação consiste de árvores com adaptações para solos alagados, como raízes escoras e tabulares.
|
( ) Caatinga
|
(7) Típicos do Rio Grande do Sul, têm clima subtropical frio. A vegetação consiste de gramíneas, com arbustos e pequenas árvores que aparecem isolados. Constituem ótimas áreas de pastagens, onde se desenvolvem grandes rebanhos criados pelo homem.
|
( )Mata Atlântica
|
2) Dê nome às paisagens e caracterize-as:
_______________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
_______________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
3) Observe o mapa a seguir que representa a distribuição das principais paisagens do Brasil e marque a resposta que corretamente associa o numeral à paisagem:
a) ( ) 1- Cerrado/ 6 – Floresta Amazônica/
3- Caatinga
b) ( ) 7- Pantanal/ 5- Cerrado/ 2- Mata Atlântica
c) ( ) 4- Manguezais/ 1 Floresta Amazônica/
5 Cerrado
4) Marque um (X) nas afirmações corretas:
( ) Os animais herbívoros alimentam-se de carne e vegetais.
( ) Os onívoros alimentam-se tanto de carne, como de vegetais.
( ) Os animais carnívoros alimentam-se de vegetais.
( ) A girafa, o carneiro, a cabra e o boi são herbívoros.
( ) Os animais herbívoros alimentam-se de outros animais.
5) Observe a cadeia alimentar e responda:
a) Que número indica o ser produtor? ___________________________________________
b) Quais são os seres consumidores dessa cadeia?_________________________________
c) Qual deles é herbívoro? __________________________________________
d) Quais são carnívoros? ___________________________________________
6) Quais os organismos responsáveis pela decomposição da matéria orgânica?
a) ( ) produtores
b) ( ) consumidores
c) ( ) secundários
d) ( ) decompositores
7) O que aconteceria com as plantações se os sapos fossem extintos?
a) ( ) Equilíbrio ecológico
b) ( ) Desequilíbrio ecológico
c) ( ) Elas cresceriam demais
d) ( ) Diminuiriam o número de gafanhotos
8) Qual a importância de se estudar a Cadeia Alimentar?
a) ( ) Saber quais são os produtores
b) ( )Saber para que servem os consumidores
c) ( )Compreender o equilíbrio do ecossistema
d) ( ) Controlar as larvas de aedes aegypti
Boa prova!!!
3 comentários:
Parabéns!!Adorei as atividades. Muito bem elaboradas. Abçs!
Obragada! E adorei sua visita!!!
Pesquisas relacionadas a Ciências
Atividades de ciências 1°ano
Atividades de ciências 2°ano
Atividades de ciências 3°ano
Atividades de ciências 4°ano
Atividades de ciências 5°ano
Postar um comentário