Atenção

Muitas das atividades postadas no meu Blog não são de minha autoria, tendo sido retiradas de várias fontes, tanto da Internet, quanto de livros... Caso encontrem aqui alguma atividade de sua autoria que não encontra-se com os devidos créditos, basta me enviarem comentários que ficarei imensamente feliz em atribuir o devido reconhecimento. Abraços!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

AVALIAÇÃO MENSAL DE HISTÓRIA




Aluno(a): ________________________Nº: ______   Data: _____/_____/_____     
Ano: _______________      Professora: _______________________________

        AVALIAÇÃO MENSAL DE HISTÓRIA                                           NOTA: ___________
                                                                                                                                                      Valor da prova (5.0)

Leia:
No Brasil muitos se envolveram com a causa do abolicionismo. Foram personalidades extremamente importantes por lutar pelos direitos dos negros, que resultaram em leis a favor dos negros escravos.
1. Relacione as leis assinadas para libertar os escravos, a partir de 1871: (1.0)
(1) Proibição do Tráfico Negreiro 1850.
(2) Lei do Ventre Livre 1871.
(3) Lei dos Sexagenários 1885.
(4) Lei Áurea 1888.

(   ) Seriam libertos os filhos de negros escravizados nascidos a partir de 28 de setembro daquele ano.
(   ) Assinada do dia 13 de maio pela princesa Isabel, filha do imperador dom Pedro II. Aboliu a escravidão no Brasil.
(   ) A partir dessa data estava proibido o comércio de negros escravizados da África para o Brasil.
(   ) Seriam libertos os negros escravizados com mais de 60 anos. Muitos, porém, não chegavam a viver até essa idade.

Leia:
Os escravos no Brasil eram geralmente representados como dóceis, dominados pela força e submissos aos senhores. Porém, muitos historiadores mostram a importância da resistência dos escravos aos senhores e o medo que os senhores sentiram diante dos quilombos, rebeldias, revoltas, atentados e fugas de escravos.
2. Descreva o que eram os quilombos. (1.0)
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________

A chegada dos imigrantes no Brasil foi a alternativa encontrada pelos grandes fazendeiros para suprimir a falta de mão de obra escrava. No século XIX, trabalhadores livres realizavam muitas atividades ligadas às fazendas de café e à produção cafeeira.

3. Depois dos negros escravizados, quais foram os trabalhadores livres que se ocuparam diretamente do cultivo do café? (0.5)
(   ) Imigrantes europeus e indígenas recapturados.
(   ) Imigrantes europeus, principalmente italianos e negros alforriados.
(   ) Imigrantes europeus e japoneses.
a) Explique o que foi o sistema de parceria praticado pelos barões de café em relação aos imigrantes.
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________

4. Explique o que eram: (1.0)
- Ideias abolicionistas
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
- Carta de alforria

_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________

5. Escreva um pequeno texto usando as palavras: (1.0)

boias-frias
plantação de cana
fazenda
máquinas agrícolas
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________

6. Descubra a frase: (0.5)

4 comentários:

Maria Terra disse...

Amei seu Blogger!

╰★╮ALFABETIZAÇÃO SEM SEGREDO - BY LIDIANE RODRIGUES╰★╮ disse...

Obrigada por comentar e por gostar! Abraço!

Marli disse...

Gostaria me postasse os gabaritos.

╰★╮ALFABETIZAÇÃO SEM SEGREDO - BY LIDIANE RODRIGUES╰★╮ disse...

Pessoal, como são muitos pedindo os gabaritos, resolvi que de hoje em diante postarei as atividades/avaliações... com os devidos gabaritos, porém, não resolverei ou enviarei as respostas das avaliações e/ou atividades anteriormente postadas. Desafiem-se! Resolvam as questões vocês mesmos antes de aplicarem aos seus alunos, assim, vocês poderão editá-las caso achem algum erro. Eu já encontrei alguns erros em algumas dessas, há muito postadas. DESAFIEM-SE. Resolvam, estudem rsrsrs. Quero salientar, que de forma alguma estou sendo ríspida ou algo assim, estou até rindo, achando-os folgadinhos rsrsrs. Bjs e prometo, de hoje em diante postarei o gabarito.