Aluno(a): ________________________Nº: ______ Data: _____/_____/_____
Ano: _______________
Professora: _______________________________
AVALIAÇÃO MENSAL DE HISTÓRIA NOTA: ___________
Valor da
prova (5.0)
Leia:
No
Brasil muitos se envolveram com a causa do abolicionismo. Foram personalidades
extremamente importantes por lutar pelos direitos dos negros, que resultaram em
leis a favor dos negros escravos.
1. Relacione
as leis assinadas para libertar os escravos, a partir de 1871: (1.0)
(1) Proibição do Tráfico Negreiro 1850.
(2) Lei do Ventre Livre 1871.
(3) Lei dos Sexagenários 1885.
(4) Lei Áurea 1888.
( ) Seriam libertos os
filhos de negros escravizados nascidos a partir de 28 de setembro daquele ano.
( ) Assinada do dia 13 de
maio pela princesa Isabel, filha do imperador dom Pedro II. Aboliu a escravidão
no Brasil.
( ) A partir dessa data
estava proibido o comércio de negros escravizados da África para o Brasil.
( ) Seriam libertos os
negros escravizados com mais de 60 anos. Muitos, porém, não chegavam a viver
até essa idade.
Leia:
Os
escravos no Brasil eram geralmente representados como dóceis, dominados pela
força e submissos aos senhores. Porém, muitos historiadores mostram a
importância da resistência dos escravos aos senhores e o medo que os senhores
sentiram diante dos quilombos, rebeldias, revoltas, atentados e fugas de
escravos.
2. Descreva o que eram os
quilombos. (1.0)
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
A chegada dos imigrantes no Brasil foi a alternativa encontrada pelos grandes fazendeiros para suprimir a falta de mão de obra escrava. No século XIX, trabalhadores livres realizavam muitas atividades ligadas às fazendas de café e à produção cafeeira.
3. Depois
dos negros escravizados, quais foram os trabalhadores livres que se ocuparam
diretamente do cultivo do café? (0.5)
( ) Imigrantes europeus e
indígenas recapturados.
( ) Imigrantes europeus,
principalmente italianos e negros alforriados.
( ) Imigrantes europeus e
japoneses.
a) Explique o que
foi o sistema de parceria praticado pelos barões de café em relação aos
imigrantes.
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
4.
Explique o que eram: (1.0)
- Ideias abolicionistas
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
- Carta de alforria
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
5. Escreva
um pequeno texto usando as palavras: (1.0)
boias-frias
|
plantação de cana
|
fazenda
|
máquinas agrícolas
|
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
6. Descubra a
frase: (0.5)
4 comentários:
Amei seu Blogger!
Obrigada por comentar e por gostar! Abraço!
Gostaria me postasse os gabaritos.
Pessoal, como são muitos pedindo os gabaritos, resolvi que de hoje em diante postarei as atividades/avaliações... com os devidos gabaritos, porém, não resolverei ou enviarei as respostas das avaliações e/ou atividades anteriormente postadas. Desafiem-se! Resolvam as questões vocês mesmos antes de aplicarem aos seus alunos, assim, vocês poderão editá-las caso achem algum erro. Eu já encontrei alguns erros em algumas dessas, há muito postadas. DESAFIEM-SE. Resolvam, estudem rsrsrs. Quero salientar, que de forma alguma estou sendo ríspida ou algo assim, estou até rindo, achando-os folgadinhos rsrsrs. Bjs e prometo, de hoje em diante postarei o gabarito.
Postar um comentário