Atenção

Muitas das atividades postadas no meu Blog não são de minha autoria, tendo sido retiradas de várias fontes, tanto da Internet, quanto de livros... Caso encontrem aqui alguma atividade de sua autoria que não encontra-se com os devidos créditos, basta me enviarem comentários que ficarei imensamente feliz em atribuir o devido reconhecimento. Abraços!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Prática pedagógica com aplicativos tecnológicos

1. Jornal Online

Objetivo:
Promover a construção de um projeto interdisciplinar que privilegie a autoria dos envolvidos através de processos coletivos.

Descrição:
A produção de um Jornal Online pode viabilizar o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar que envolva também a comunidade escolar. A partir de pesquisas em revistas, jornais e entrevistas com docentes, discentes, pais e vizinhança, é possível trabalhar diferentes conteúdos das disciplinas contempladas no projeto. Após decidir sobre as temáticas abordadas, as reportagens e as entrevistas, é hora de fazer o layout do jornal, de ir a campo para coleta de dados e, em seguida, para o laboratório de informática montar e alimentar o Jornal Online propriamente dito. Como o texto jornalístico difere-se do literário, o Jornal Online também pode ser um meio de aprender sobre tipologias textuais, além de desenvolver a criticidade dos alunos diante dos acontecimentos. O Jornal Online pode ser disponibilizado no site da escola ou em um blog e ser alimentado constantemente por todos os alunos! Clique aqui.


Nenhum comentário: