Atenção

Muitas das atividades postadas no meu Blog não são de minha autoria, tendo sido retiradas de várias fontes, tanto da Internet, quanto de livros... Caso encontrem aqui alguma atividade de sua autoria que não encontra-se com os devidos créditos, basta me enviarem comentários que ficarei imensamente feliz em atribuir o devido reconhecimento. Abraços!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Extraordinárias aulas de graça , por Gilberto Dimenstein

Alunos, pais e professores brasileiros já podem acessar gratuitamente aulas de matemática e ciências que são um sucesso nos Estados Unidos e se espalham pelo planeta. Clique aqui.
O idealizador desse projeto foi um dos personagens mais interessantes que conheci em minha passagem por Harvard. Chama-se Salman Khan, um daqueles gênios em ciências que preferiu jogar fora sua carreira bem-sucedida no mercado financeiro para ajudar a educar crianças, tornando atrativas as intricadas (e chatas) aulas de matemática.

É de uma simplicidade extraordinária. Apenas uma mão na lousa e a locução do próprio Khan. O método fez sucesso e prosperou por que muita gente começou a acessar os vídeos. Um deles era Bill Gates, que usava o material para ajudar na lição de casa do filho. Daí surgiram os recursos para Salman se dedicar apenas a esse projeto.
Estava ali uma possibilidade simples e barata de usar os recursos digitais para amenizar nossas carências educacionais.
Considerei uma das minhas tarefas ajudar a popularizá-lo aqui no Brasil.
O problema é que o material era apenas em inglês, dificultando o uso por brasileiros.
A boa notícia é que esse material já começa a ser traduzido. Os primeiros vídeos, traduzidos pela Fundação Lemann, em parceria com a Intel, já estão ar.
Se as escolas, pais e alunos usarem esse material vamos ter um ganho educacional. 

Folha 

Créditos: http://www.ivanilson.com/2012/01/extraordinarias-aulas-de-graca-por.html

Nenhum comentário: