ATENÇÃO

Algumas atividades postadas neste Blog não são de minha autoria, tendo sido retiradas de várias fontes, tanto na Internet, quanto de livros. Caso encontrem aqui alguma atividade de sua autoria, ficarei imensamente feliz em dar os devidos créditos. Basta me enviarem comentários. Abraços!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: aprender com prazer

Projeto interdisciplinar: Português, tecnologia e artes





HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: aprender com prazer
Lidiane Aparecida Ferreira Mariano (Professora Especialista em Alfabetização)




Alunos atendidos: Alunos do 4º ano “A” do Ensino Fundamental - matutino
Duração: 3 semanas




Escola Estadual Rui Barbosa
Ano: 2010


HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: aprender com prazer

I. INTRODUÇÃO

História em quadrinhos no Brasil

As história em quadrinhos começaram no Brasil no século XIX, adotando um estílo satírico conhecido como cartuns e que depois se estabeleceria com as populares tiras diárias. A publicação de revistas próprias de histórias em quadrinhos no Brasil começou no início do século XX. Mas, apesar do país contar com grandes artistas durante a história, a influência estrangeira sempre foi muito grande nessa área, com o mercado editoral dominado pelas publicações de quadrinhos americanos, europeus e japoneses. Atualmente, o estilo comics dos super-heróis americanos é o predominante, mas vem perdendo espaço para uma expansão muito rápida dos quadrinhos japoneses (conhecidos como Mangá). Artistas brasileiros têm trabalhado com ambos os estilos. No caso dos comics alguns já conquistaram fama internacional (como Roger Cruz que desenhou X-Men e Mike Deodato que desenhou Thor, Mulher Maravilha e outros).
A única vertente dos quadrinhos da qual se pode dizer que desenvolveu-se um conjunto de características profundamente nacional é a tira. Apesar de não ser originária do Brasil, no país ela desenvolveu características diferenciadas. Sob a influência da rebeldia contra a ditadura durante os anos 1960 e mais tarde de grandes nomes dos quadrinhos underground nos 80 (muitos dos quais ainda em atividade), a tira brasileira ganhou uma personalidade muito mais "ácida" e menos comportada do que a americana.

II. JUSTIFICATIVA

O presente trabalho tem por objetivo transformar o trabalho do professores em sala de aula em uma maneira lúdica e prazerosa, no sentido de desperta para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo, bem como, estimular o prazer pela leitura nos alunos de uma escola estadual que não tem o costume de ler.

III. OBJETIVOS

• Aprimorar a lingua materna (lingua portuguesa) trabalhando de forma agradavel conceitos ortograficos, pontucação e gramatica;
• Levar o aluno a conhecer outro tipo de discurso, a história em quadrinhos, ajudando-os também a distinguir a fala dos personagens da fala do narrador;
• Ensinar noção de adjetivo;
• Construir uma história em quadrinhos a partir de parâmetros adquiridos nos estudos anteriores.


IV. METODOLOGIA


• Conversa com todo grupo sobre o que é uma história em quadrinhos e quais as favoritas de cada um;
• Leitura individual de uma tirinha da turma da Mônica;
• Trabalho com a leitura em voz alta;
• Interpretação da seqüência dos quadrinhos e discussão sobre a diferença entre um texto composto basicamente por diálogos e textos narrativos;
• Escolha do personagem favorito;
• Estudo sobre a vida e obra do autor Mauricio de Souza;
• Fazer uma sessão de cinema e passar o DVD da Turma da Mônica;
• Disponibilizar gibis para as crianças folhearem e lerem;
• Propostas de caça-palavras, palavras cruzadas, ditado e leitura dos nomes dos personagens;
• Pesquisar sobre os tipos gráficos de balões onde estão escritos os textos: cada criança com um gibi em mãos, deverá registrar em sua folha aqueles encontrados;
• Escrita espontânea de uma história em quadrinhos e nomes de personagens;
• Ao final os alunos irão criar suas histórias utilizando os editores: (HagáQuê, Gibizinho e o Editor de História em Quadrinhos Turma da Mônica), que apresentam uma interface adaptada às limitações e necessidades do usuário e com recursos facilitadores para que o aluno tenha liberdade de expressão.



RELATÓRIO FINAL DO PROJETO /CONCLUSÃO

I. DADOS BÁSICOS

Organizadora e executora: Lidiane aparecida F. M. Infante Rodrigues.
Título do projeto: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: aprender com prazer
Parceiros que contribuíram para a implementação do projeto: Professora Ludmilla - STE
Datas de início e término do projeto: 25/03/2010 a 15/04/2010
Data de conclusão deste relatório final: 22/04/2010

II. OBSERVAÇÕES FINAIS

As atividades do projeto foram iniciadas efetivamente no período previsto.
Os objetivos foram alcançados e os alunos se interessaram pelas atividades.
Trabalhou-se muito a oralidade, a leitura e a criação de histórias, bem como, adjetivo – característica dos personagens, balões, sinais de pontuação, diferenças entre narrador e personagens, etc.

III. PRODUTOS DO PROJETO 

• Leituras e observações das diversas histórias em quadrinhos;
• Produção de história em quadrinhos na STE – finalização do projeto; (anexo I)
• Atividades interpretativas; (anexo II)


ANEXOS